24.4.09

Jesus e o Mercado dito Gospel





Estava alguns dias atrás ao voltar para a casa me deparei com uma cena inusitada, no mínimo, 2 jovens estavam batendo papo sobre mulheres (não convêm dizer o que falavam, mesmo porque não edifica em nada) e enquanto conversavam começa a tocar uma música gospel, de um cantor que está na “moda”, que tem feito um sucesso enorme até rádio secular, o estilo da música era pagode, quando eles começam a escutar a música imediatamente começam a cantar junto na maior altura, fiquei boquiaberto, porque a música fala sobre entrar na família, santidade entre outras coisas, parei diante dessa cena e comecei a me perguntar: É só mais uma música de sucesso? Que diferença a Igreja de Cristo tem feito de fato na sociedade hoje? Somos apenas mais um grupo religioso entre tantos outros?

Fiquei demasiadamente triste com isso, porque o Jesus que morreu e ao terceiro dia ressuscitou para me Salvar é apenas mais um HIT de SUCESSO...

Será que o cristianismo no Brasil é só mercado mesmo??? Onde está o Jesus que Salva? Será que a música gospel se tornou apenas mais um estilo dentre tantos outros?

Diante do que vi e dos anos que tenho trabalhado no meio cristão (além do período de caminhada cristã) infelizmente tenho que afirmar que o espirito capitalista do consumismo entrou pelas portas da igreja e esta fazendo morada. O mercado vende um Jesus genérico, um cristianismo obscuro (que não é luz) e insípido (sem sal). O mercado esqueceu-se que precisamos de temor e tremor (o temor do Senhor é o principio da sabedoria), porque Deus está vendo tudo o que fazemos e realizamos, e não é apenas no culto, quando as pessoas “se rasgam” levantam mãos para o céu, mas não pagam seus funcionários corretamente, tem o nome sujo, são desonestos, praticam preços absurdamente abusivos, esqueceram-se do Deus Todo Poderoso, hoje o que vale é cantor da moda (que cobra uma verdadeira fortuna pra tocar diante dos irmãos, além da lista de exigências), o último livro de auto-ajuda do fulano de tal, livro de ajuda financeira e por aí vai. O mercado (digo empresários) estão numa briga ferrenha pela liderança do mercado, mas esqueceram-se que os valores do Reino não são esses.

Infelizmente, alguns estão entrando nessa onda e venderam sua alma para o mercado, precisam lançar CD uma vez por ano, um livro por semestre, senão não estarão em evidência, a coisa virou linha de produção, com isso perde-se a intimidade com o Senhor, não se têm tempo para a Palavra, para a comunhão com os irmãos, porque “preciso terminar isso ou aquilo” porque afinal é para o senhor, não sei qual senhor, porque a Bíblia é enfática quando diz que não pode-se adorar a Deus e Mamon, o cristianismo é antagônico a essa busca de sucesso, status, ser o primeiro nas rádios, ou ter seu livro entre os mais vendidos, para nos lembrarmos disso basta lermos as histórias do Jovem Rico, Ananias e Safira ou o Jovem que se converteu e queria comprar o “dom de Deus” para que pessoas fossem curadas por Ele, a Bíblia é enfática quando fala sobre os fariseus que oravam em voz alta nas praças ou pagavam pessoas para o aplaudiram quando dava esmola, Jesus disse que esses já tinham sua Glória, porque buscavam a glória nesse mundo.

Precisamos orar para que essa situação mude, Deus precisa intervir nisso, porque Jesus é quem liberta, o evangelho precisa ser anunciado com o Poder de Deus e não usarmos das últimas técnicas de marketing e vendas, temos que pedir que Deus encha esse mercado com o SEU Espírito para que haja temor e tremor, e que o Evangelho seja anunciado e o reino de Deus implantado e não que o fulano ou sicrano cheguem ao topo da lista.

É necessário que o Espírito Santo seja derramado sobre esse mercado, que esse pseudo-cristianismo seja dissipado, ou melhor, extirpado do nosso meio, para que as pessoas se convertam a Jesus e não cantor tal, ou o autor do livro tal.

Que o Senhor levante homens e mulheres que sejam verdadeiramente SAL e LUZ nessa terra. Homens e mulheres dispostos a morrer por Cristo, morrerem para si próprios e viver o verdadeiro propósito de Deus, que é de ir e pregar o Evangelho a Toda criatura.

Sei de homens e mulheres que apesar dessa situação tenebrosa de mercado não se venderam, mas continuam firmes nos seus chamados, minha oração é que continue a lhes abençoar e a lhes dar força para não se venderem.

Porque eu bem sei que o Deus que começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo, O Senhor é quem nos sustenta e não mercado.

Que Jesus ouça nosso clamor.

A Ele toda a Glória!

4 comentários:

Tatiana Paz disse...

POis é Rodrigo. Vivo em Salvador e acompanho tudo isso aqui. Na minha cidade esse mercado é forte, mas ainda não ganhou tamanhas proporções. Ontem li uma matéria numa revista "FRaude" produzida por alunos da Universidade Federal da Bahia e eles escreviam sobre isso. É com tristeza que nós temos que concordar com tudo isso, principalmente quando falamos de algo que é o EVangelho de Deus, que como sabemos tem sido marcado por uma onda de EVENTOS no Brasil. Nada contra grandes bandas, grandes ministérios, grandes shows... Mas se não formos sal e luz, se não proclamarmos verdadeiramente o nome do Senhor nas nossas vidas, eu fico com a simplicidade da igreja primitiva. Prefiro ser vista como uma aberração cumprindo o mandar de Cristo, do que dizer que sou de Cristo e continuar com as velhas obras para ter status num mundo corrompido onde jaz o maligno. Vamos difundir essa indignação.

Rodrigo Fonseca Silva disse...

Ola Tatiana...
Infelizmente a Igreja deixou o capitalismo entrar, esquecemos de viver em comunidades, como salvos e não como consumidores...
de boas pregações, de bons grupos de louvor... Precisamos voltar sim a simplicidade do evangelho...
Deus te abençoe

gugu disse...

bom ..
simples e "radicalmente"acho que capitalismo é dinheiro
dinheiro é um dos sete pecados capitais
um dos pequenos "demonios' QUE NOS DOMINA
me diga uma religuão q não peça dinheiro
dinheiro nos escravisa(não adianta negar)
jesus não precisava dele
não pregava em belos templos
pregava ao ar livre
não existia a palavra dinheiro
somos escravos dele
para nos alimentar e cuidar da suade de nos e dos nossos entes queridos devemos servir a ele
pense ..
o que jesus acharia disso?
nacemos no pecado e somos obrigados a fazer parte dele
e agora ?
a reposta é tão simples..

Rodrigo Fonseca Silva disse...

OLa gugu...
Concordo com você o cristianismo é muito simples, mas como aconteceu nos tempos de Jesus, existem muitos que estão vendendo de tudo dentro do "templo".. Essa é a realidade hoje...
Mas como disse, é necessário um derramar do Espírito...

Abs
Fco feliz em saber que leu meu texto... Deus te abençoe