23.4.09

ADVOGADO


Nos últimos dias tenho refletido sobre Jesus Cristo, Nosso Senhor, como advogado.


A Bíblia fala que Jesus é Nosso Advogado. ( 1 João 2: 1 e 2)


Nesse trecho vemos que Jesus advoga em nosso favor diante de Deus ( ou seja, o Juiz). Mas qual o significado da palavra advogado? Qual a função? E porque Jesus é nosso advogado? Só ele é capaz de ser nosso advogado? É sobre esse Jesus que iremos meditar nos parágrafos seguintes.


O termo pode significar, segundo o dicionário Aurélio:


1.Interceder a favor de.
2.Defender em juízo.
3.Defender com razões e argumentos.

4.Interceder.


Nos dias atuais temos visto homens e mulheres que vivem uma vida de auto justificação, homens que são “intocáveis”, cheios de si, que acham que estão “acima de qualquer lei” e de qualquer um, que se acham advogados do próprio Deus, tenho visto homens que são rápidos em pedir a justiça divina quando algum irmão nosso comete um erro, mas nos esquecemos que enquanto cristãos que somos NÃO temos esse direito, não temos porque nós NÃO somos advogados de Deus, somos SERVOS Dele, somos testemunhas do Seu Reino, a Bíblia NÃO nos permite sermos alguém que advoga em nome de Deus, ou ainda pior, em causa própria.


Mas, então, porque Jesus é nosso Advogado? ( Ou melhor ainda, porque somente Ele tem as características e qualificações de um advogado, no melhor sentido da palavra, como na descrição do termo acima mencionado)


Jesus é o nosso advogado porque Ele é o único que pode estar diante de Deus, a Bíblia declara que nenhum verá a Deus e permanecerá Vivo, mas Jesus sendo Homem e Deus é capaz de estar diante de Deus em nosso favor. Além disso Jesus conhece o que é ser homem, ter a natureza carnal, mas Ele sabe e vive o 100% Deus. Ele é 100% homem e 100% Deus, em todo o Universo somente Jesus, entende o que ser homem e o que é ser Deus, e somente Ele pode estar diante do Pai. Porque nós bem sabemos que o padrão de justiça divino é muito elevado comparado ao nosso e por mais que tentemos compreender a justiça divina, nunca saberemos, porque não temos a natureza divina, somos limitados e mais do que isso pecadores, sendo assim só Jesus é capaz de nos defender, porque Ele existe antes da criação, Ele é pré-existente, mas tomou a forma humana, não apenas foi homem, mas foi tentado, morto pelos próprios “irmãos” e ao terceiro dia ressuscitou, ou seja, além de ser o NOSSO Salvador, Ele é o Único capaz de ser advogado, e advoga em NOSSO FAVOR, porque ele se lembra de que somos pó (Salmos 103:14).


Só Jesus é capaz de ser Salvador e advogado, porque ele é Deus, Ele nos conhece antes que fossemos formados no ventre de nossa mãe (Jeremias 1:5), porque somente Jesus nos conhece realmente, melhor do que nós mesmos, pois a Bíblia diz que o coração do homem é enganoso (Jeremias 17:9), e nessa tarefa Jesus tem o auxílio do Espírito Santo, pois o Espírito faz morada naqueles que reconheceram a obra de Cristo em suas vidas, reconheceram que Jesus morreu em seu lugar, pois nossa condenação tinha um preço ETERNO, mas ao morrer e ressuscitar ao terceiro dia, Ele pagou a NOSSA PENA, ou seja, além de Jesus ser nosso advogado, Ele foi o nosso fiador, por isso Jesus é nosso advogado, porque Ele sabe o preço que foi pago, então Ele sabe exatamente o que está defendendo, porque Ele morreu e ressuscitou por mim e por você. O mais interessante em tudo isso é que a única coisa que Jesus nos pede (Ele não nos obriga a NADA) é que reconhecemos o que Ele foi capaz de fazer e reconhecê-lo como SUFICIENTE SALVADOR. A função de advogado (aquele que defende) só pode ser exercida por Jesus, porque como já disse Ele nos conhece, nada pode lhe ser oculto, pois o Espírito Santo lhe serve como testemunha, e em todo o UNIVERSO Ele é o ÚNICO que conhece a condição de ser homem e ao mesmo tempo é DEUS, sendo assim, Jesus tem em si mesmo todas as qualificações para tal função.


Mas infelizmente, muitas vezes queremos nos auto-justificar, queremos advogar em causa própria, mas somos tendenciosos, queremos que Deus execute sua justiça quando alguém erra, mas quando erramos queremos que ele execute sua misericórdia para conosco, somos ágeis em pedir justiça para os outros, mas pedimos para Deus não nos tratar com justiça quando erramos, pedimos para que Deus não se ira contra nós, não queremos pagar o preço por nossas escolhas, mas queremos que os outros paguem “até o último fio de cabelo”. Como somos parciais! Muitas chegamos a ser hipócritas, cheios de justiça própria, mas nos esquecemos que Jesus pagou o preço (mesmo preço aliás) por TODOS, inclusive por aquele irmão que nos incomoda, pega no nosso pé, somos todos pecadores, sem Jesus somos todos eternos condenados, mas em Jesus (todos os que já o reconheceram como Senhor e Salvador) somos eternos “absolvidos”, porque o preço da nossa liberdade foi pago e não por nós, e nada que venhamos fazer muda isso. Jesus Pagou o Preço.


Precisamos urgentemente de homens e mulheres cheios do Espírito Santo, ou seja, pessoas que sejam misericordiosas, capazes de amar o próximo sem olhar suas limitações (ou pecados), que são capazes de tratar a todos como IGUAIS, porque em Cristo SOMOS UM, e esse mesmo Cristo é NOSSO ADVOGADO, e ELE NOS conhece igualmente.


Devemos nos esvaziar dessa falsa justiça própria, deixarmos a auto-justificação e passarmos a viver como JUSTIFICADOS diante de Deus e dos homens e isso implica em viver como Jesus viveu, basta nos lembrarmos do episódio da mulher pega em flagrante adultério, a “sentença dada por Jesus” é impressionante: João 8: 3 – 11 mostra isso claramente : mas colocarei aqui somente o verso 10 e11:


10 Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?

11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.


Que justiça não? Jesus quer que vivamos assim, perdoando uns aos outros, precisamos ser cheios do Espírito Santo para vivermos assim, eu sei disso, por isso a minha oração é esta: “ Senhor enche-nos com o TEU Espírito para que possamos viver como o Senhor viveu, amando sempre e NUNCA julgando. Que o Senhor nos ajude nessa tarefa, diariamente, nos dê sabedoria e discernimento e que sobretudo o senhor nos ensine a AMAR e SERVIR. Em teu nome Jesus. Amém”


Que eu e você vivamos como SERVOS, que têm um advogado e que possamos nos preocupar com a nossa tarefa que é :

Mateus 28: 19 e 20

19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;


20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Atos dos Apóstolos 1: 8 - mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.


Que Jesus nos ajude nessa tarefa.


A Ele toda a Glória.


Nenhum comentário: