3.3.08

Vaso do Oleiro

JEREMIAS 18: 1-11 - O Vaso do Oleiro

1. A PALAVRA do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
2. Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
3. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
4. Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
5. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
6. Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
7. No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir,
8. Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
9. No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar,
10. Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria.
11. Ora, pois, fala agora aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Eis que estou forjando mal contra vós; e projeto um plano contra vós; convertei-vos, pois, agora cada um do seu mau caminho, e melhorai os vossos caminhos e as vossas ações.


Anos atrás fiz uma meditação sobre esse texto de Jeremias e nos últimos dias Deus te me feito lembrar dela... Por isso resolvi meditar sobre esse texto novamente... O texto original que escrevi, estava em um site que não existe mais....
Então vamos lá...

A primeira coisa que me chama a atenção é o verso 1, Palavra do Senhor que veio... é interessante pensar que quando se é “profeta de Deus” é Deus quem fala ao homem e não o contrário... Deus está preocupado em falar com seu povo, por esse motivo, em momentos especiais na vida de Israel ele chamou profetas para que anunciassem os seus decretos...

No verso 2, Deus diz onde será o local que Deus irá falar com o profeta, assim, Deus tinha algo de especial para falar com o profeta, era um lugar conhecido do profeta, porque Ele diz casa do oleiro... não diz onde ou qual oleiro... Mas Jeremias sabia qual era o lugar.

Em seguida vemos Jeremias cumprindo com o que Deus disse, aqui vejo um detalhe interessante, aquele que anda com Deus obedece, não questiona, simplesmente faz o que Deus pede, aqui cabe uma pequena meditação para nosso dias, somos tão questionadores, duvidamos, exitamos em cumprir o que Deus nos pede, a começar pelo que está na Sua Palavra, pior ainda quando Deus fala “ ao coração” arrumamos mil desculpas, aí me pergunto, a quem temos servido a Deus “ ou as nossas entranhas”, desejos e aspirações.

Quando Jeremias chega ao lugar ele vê o oleiro trabalhando, estava esculpindo um vaso, enquanto ele trabalhava no vaso, o vaso “se defez”, por sua própria qualidade de material, ele se quebrou, Quero destacar algumas coisas aqui, em primeiro lugar o vaso é feito de barro, que é a mistura de pó da terra e água, quero fazer uma simples analogia, a Bíblia nos diz que fomos feitos do “pó da terra”, creio e o texto indica que Deus está falando a respeito do povo de Israel, mas o interessante é que Deus nos lembra de quem somos nessa simples passagem, pó da terra, nos nossos dias e nos dias do profeta “pó da terra” NÃO TEM VALOR ALGUM, é a mesma coisa que nada, pó da terra é sujeira, algo inapropriado, sem qualidade. Mas o barro para se tornar um vaso são necessários, dois ingredientes além do pó da terra, à Água e o Oleiro, a Bíblia usa diversas vezes a figura da Água para fazer alusão ao Espírito Santo, e isso claro em Atos, quando o Espírito de deus é derramado sobre os que estavam no cenáculo, Deus derramou da Água Viva sobre aquelas vidas e partir de tal dia, “todos tinham tudo em comum, no partir do pão, na comunhão e nas orações”. O que trás a unidade para a Igreja nos dias de hoje deve ser o Espírito, não pode ser programa de crescimento, retiros, reuniões sem propósito, o que trás a unidade é o Espirito, por isso que Jesus ora para que fossemos um, “assim como eu sou contigo”, a água (Espírito) é a única coisa capaz de nos unir, porque assim como grãos de areia somos indivíduos de diferentes características, seja personalidade, caráter, “teologia que adota de forma pessoal”, isso se deve porque Deus nos criou assim, como seres únicos para que o poder Dele pudesse ser visualizado através de nós, porque muitas vezes nos pegamos “como posso ser assim, e mesmo assim Deus me amar” ou como posso me relacionar com pessoas tão diferentes... Muito simples, Deus quis assim...

Um outro detalhe interessante é que o oleiro escolhe um tipo de barro com qualidade inferior, e ele o faz isso de modo consciente, porque digo isso, porque o oleiro não desiste do barro, mas do mesmo barro que se defez ele faz um vaso, ou seja, mesmo o barro sendo ruim nas mãos do Oleiro, Ele é capaz de fazer algo bonito e com propósito, e assim é conosco, Deus nos fez para o louvor da sua glória, nos uniu com um propósito, nos fez com um objetivo...

Ser parte de um todo, estar ligado a outros com um objetivo, ser algo pro louvor da Glória do “Oleiro” que fica claro no texto que o oleiro é o próprio Deus e que o barro que se tornou vaso é o povo escolhido de deus, naquele momento o povo de Israel, mas que também nos serve hoje... Não importa quem você é, mas sim que Deus o fez e o colocou num lugar com objetivo, ser para o Louvor da Glória Dele, Não para sua própria Glória, vivemos num mundo onde o importante é ser destaque, com Deus a coisa é um pouco diferente, você só será capaz de ser alguém quando estiver ligada ao corpo (vaso). Não importa em que parte do vaso você está, se na parte interna, na base, na boca, onde quer que seja, você é parte importante para o todo, na verdade, você é parte essencial do vaso, o vaso é vaso porque você está nele, e Ele só é completo quando você está nele. Você só se encontrará quando fizer parte desse vaso, que é a Igreja de Jesus Cristo espalhada pelo planeta... Por isso que digo não importa quem você é, ou onde você está, importa é ser Igreja, mostrar que Cristo nos une e nos fez com um propósito e que nada e nem ninguém, nem nós mesmo, poderemos mudar isso...
Outro fato curioso desse texto é o oleiro, quando ele está trabalhando no seu vaso, ele empenha todo o seu ser nesse vaso, porque os pés são responsáveis para que a roda esta girando sem cessar, as mãos dão forma, moldam o vaso, sua visão está focada no vaso e todo seu intelecto está preso ao vaso, em fazer o melhor. O Oleiro de nossas vidas é capaz de nos dizer, você é o melhor que pude fazer, Ele não diz isso com base em nossos erros e falhas ou características físicas, não Ele vai além, Ele nos olha através de seu amor, bondade, cuidado, zelo e vê além dessa capa que criamos de nosso ser “impecável”, ele nos olha e diz, “ e viu tudo o que tinha feito e era bom”... e como o texto diz de Jeremias “conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.”

O texto continua com uma advertência para nós,

Que precisamos nos manter unidos, assim como o vaso, porque a promessa de Deus foi feita ao povo de Israel e não aos indivíduos, enquanto ficarmos em unidade, sermos Igreja de Deus nesse mundo, certamente Deus nos abençoará, momentos difíceis teremos sem duvida, mas o oleiro sem duvida cuidará de sua Obra...

Que não nos esquecemos que somos pó, que se O espírito não nos unir não teremos propósito, Mas o Oleiro fez o melhor e derramou do melhor sobre nós para que fossemos um.

Que A Água que foi derramada sobre nós e a Cruz de Cristo nos lembrem desse propósito único a cada dia...

Que sejamos homens e mulheres que são o melhor de Deus, vasos nas mãos do Oleiro.

Que o Supremo Oleiro nos ajude nessa tarefa...

2 comentários:

Daniel Theodoro disse...

Oi,

Interessante sua observação sobre o modo e o zelo com que o Oleiro trabalha em nossas vidas. Ele se empenha em tirar o melhor de nós, mesmo que o melhor em nós venha dEle.

Deus abençõe

fernanda disse...

Ola a paz do Senhor , vc esta certo o oleiro ele tem cuidado de nos, o oq quero tbm deixar claro é isso..... que quan do Jeremias desci na casa do oleiro ele ve o oleiro ja trabalhando ele nao chega e o oleikro começa a trabalhar nao ele ja estava trabalhando oque qujero te dizer que antes q vc ir a casa do oleiro ele ja esta trabalahndo..