25.1.06

Marketing - O que eh isso ? pra que serve?

Recebi uma newsletter e gostaria de compartilhar com meus amigos...

É um pouco do que faço... No dia a dia.. Minha profissão, que aliás, eu amo.


O Marketing hoje
No início, o marketing se restringia, em muitas empresas, apenas às atividades de comunicação e, mais especificamente, de propaganda. E essas atividades quase só existiam em grandes organizações, principalmente nas multinacionais. Os departamentos de Marketing caracterizavam-se mais como órgãos de serviços de marketing, ficando para as agências de propaganda, a responsabilidade pela criação das campanhas e sua inserção na mídia. Por isso, no final da década de 60, ainda se pensava em marketing como sendo apenas a propaganda.

Com o passar do tempo, amplia-se não o conceito, mas a aplicação do marketing, passando a ser utilizados, de forma integrada, todos os seus componentes –produto, preço, distribuição e comunicação– os chamados 4 Ps. A empresas melhoram sua compreensão quanto à importância de gerenciar simultaneamente e considerar as inter-relações entre esses diversos “Ps”. Cria-se o conceito do “marketing móbile”, no sentido de que não se pode “mexer” apenas em um de seus elementos, porque o conjunto todo se desequilibra e assume uma outra configuração, nem sempre previsível.

Por outro lado, cada vez mais o marketing deixa de ser –aliás, nunca poderia ter sido– um conjunto de atividades apenas do departamento de Marketing e passa a ser responsabilidade de todas as áreas da empresa. Além disso, fica cada vez mais reforçada a sua importância estratégica.

Nos tempos mais recentes, mesmo organizações para as quais a própria palavra marketing era tabu ou até proibida, tais como hospitais, igrejas e escolas, passam a compreender que necessitam implementar ações de marketing e não só apenas de divulgação. Percebem que isso é fundamental para seu desenvolvimento e até para sua sobrevivência.

Os setores de varejo e de serviços passaram a praticar um marketing de melhor qualidade e com maior intensidade. Igualmente, as atividades de business-to-business começaram a adotar mais intensamente ações de marketing, quase que se igualando, nesse aspecto, às de business-to-consumer.

Na realidade brasileira de hoje, já existe uma adequada compreensão, aceitação e valorização das atividades de marketing. Seus conceitos e seus instrumentos são largamente empregados, mesmo pelas médias e pequenas empresas e não só pelas filiais ou subsidiárias de multinacionais.

Atualmente, o marketing que se pratica no Brasil é de qualidade similar ao das grandes empresas do exterior. A globalização dos mercados e da cultura contribuíram bastante para isso, além do fato de que o ensino de marketing, nos programas acadêmicos e nos treinamentos internos das empresas, disseminou-se de forma rápida e intensa. Nesse aspecto –o do uso do marketing– seguramente não somos um país do terceiro mundo.

O grande desafio do marketing –e a sua grande oportunidade, também– é, hoje, lidar com a maior incerteza ambiental, a escassez de recursos, a crescente pluralidade e infidelidade dos consumidores e acirramento inevitável da concorrência. Esse cenário exige estratégias e ações de marketing mais inovadoras e criativas. Cada vez mais, a idéia do marketing one-to-one parece fazer sentido. Fica imprescindível uma combinação inteligente entre competição e cooperação e a palavra parceria parece ser a bola da vez.

Tudo isso porque, afinal de contas, conquistar e conservar o “freguês”, nunca foi tão difícil.

Claudinei P. Santos

Engenheiro com pós-graduação em Administração de Empresas, professor e diretor de Projetos da pós-graduação da ESPM e sócio-diretor da Delft Consultores.

link de onde tirei.... http://www.espm.br/email_mkt/newsletter/janeiro/noticia3.htm

5 comentários:

Larissa disse...

Amor,
admiro muito o quanto vc gosta do que faz!!!
Amo vc!!!

rosane denise ramos da silva disse...

Gostei muito.Vc esta de perabéns,
sou apaixonada por marketing,
passei no vestibular
e pretendo ser uma
ótima profissional na area..

desejo tudo de bom p vc.

sandro disse...

Boa noite,

Parabéns pela iniciativa de colocar uma matéria sobre o Marketing, pois preciso fazer um trabalho acadêmico sobre este assunto está dificil de encontrar materiais como este.
Você poderia me indicar lugares onde poderei encontra mais artigos sobre o que é, como funciona, quem pode usar e para que serve o Marketing?

Abraçoss

Sandro / Joinville / SC

jaciara disse...

Parabéns!!!!!
Sua matéria foi essencial para elaboração de um trabalho!!!!!!

Valeu!!!!!!!


Jaciara Carvalho

Prado/Bahia

Rodrigo Fonseca Silva disse...

Ola Jaciara,

Que bom que pude ajudar....